Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo

Mini jardins em potes de vidro

 
Você vai precisar de:
 
  • Potes de vidro diversos (com ou sem tampa)
  • Terra vegetal seca
  • Areia
  • Pedras de tamanhos diferentes
  • Mudas de plantas variadas (como cactos e suculentas)
  • Água
1 - Lave com muito cuidado o pote de vidro escolhido (aberto ou fechado), com água corrente e detergente neutro e depois seque-o;
 
2 - Inicie colocando cuidadosamente as pedras no fundo do pote. Assim, você assegurará que a água se acumule no fundo do recipiente evitando o apodrecimento das raízes;
 
3 - Coloque uma camada de areia e outra camada generosa de terra vegetal seca;
 
4 - Plante as mudas das plantas escolhidas usando a sua criatividade;
 
5 - Regue com água filtrada e estará pronto seu mini jardim.
 
Obs: a água acumulada na parte inferior será absorvida pelas raízes e retornará ao ambiente pela transpiração realizada pelas folhas.
 
Nos potes fechados é possível observar a água condensada no vidro e até mesmo um gotejamento fazendo com que ela retorne a terra, por se tratar de um mini ecossistema auto sustentável. Existem mini jardins que estão fechados hermeticamente há décadas! 

CUIDADOS:

POTES ABERTOS:

1) Rega: Observe o clima e a umidade da terra tocando com o dedo. Quando necessário, regue-o com água filtrada e fresca. Evite água diretamente nas plantinhas. 
 
Obs: folhas murchas, com aparência enrugada é sinal de pouca água. Já as folhas amareladas significam que há água em excesso.
 
2) Sol: Mini jardins expostos diretamente ao sol podem ter sua temperatura aumentada excessivamente dentro do pote deixando as plantinhas secas. 
 
3) Limpeza: Mofo ou bolor no vidro ou nas plantas precisam ser removidos. Nestes casos, limpe o pote com um papel toalha e remova as folhas infectadas.
 
Obs: a poda também é uma forma de limpeza necessária para a renovação das plantas. Remova folhas que murcharem ou ressecarem.

POTES FECHADOS:

1) Rega: Observe seu mini jardim e, quando necessário, regue-o. Use água filtrada.
 
2) Sol: Mantenha-o a sombra ou onde o sol não bata diretamente. Dentro de casa, ele se adapta bem sob luz artificial (luz fria).
 
3) Limpeza: Mantenha seu pote limpo. Isso significa abrir de vez em quando para que o ar fresco entre. Se notar que seu pote está com muita umidade na tampa, aproveite para removê-la e lavá-la com água corrente e detergente neutro.
 
O resultado é incrível:
 
 
 
 
 
 
 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Avenida Governador Lindemberg, 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000