Visitando a exposição no CEUNES
Durante os dias 8, 9 e 10 de março de 2016, o MUSES levou parte de seu acervo para a cidade de São Mateus, ES. Esse acervo reúne todo o material itinerante que é utilizado para exposições realizadas fora do museu, e nele existem peças que representam cada área do MUSES, sendo elas: Geologia, Paleontologia, Zoologia (Vertebrados e Invertebrados), Parasitologia e Botânica. Além de jogos e brincadeiras lúdicas.
A Secretaria de Relações Institucionais (SERI) da UFES de São Mateus foi a grande intermediadora dessa ilustre ocasião, por meio do convite feito ao MUSES e pelo apoio logístico com o acervo itinerante.
Na estadia em São Mateus, a exposição foi organizada na biblioteca do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). Uma equipe qualificada, com mediadores do MUSES e alunos de Biologia do próprio CEUNES, concerniu o evento durante os dias de visitação. O grande público visitante se tratou de escolas da região, que agendaram previamente a visita com a SERI, e também de alunos do próprio CEUNES, que transitavam rotineiramente pela biblioteca.
Ao total, estima-se que a exposição recebeu uma média de 1500 visitantes durante os três dias de permanência em São Mateus, incluindo as seguintes instituições de ensino: 'Colégio Conhecer', 'Centro Educacional Castelinho Encantado', 'Escola Alternativa', 'EMEF Walace Castelo Dutra', 'Escola Crer e Ser' e 'Escola Guriri'.
Exposição organizada na biblioteca do CEUNES.
Visitação de escolas e alunos da região.
Alunos do CEUNES aproveitando os intervalos entre aulas para visitar a exposição.
Fósseis originais e réplica utilizados na exposição itinerante.
Exposição de Invertebrados, com peças em biscuit e originais taxidermizados, ou conservados em via húmida.
Exsicatas e sementes junto com miniaturas de grandes percursores da Botânica.
Animais taxidermizados para o MUSES Sensorial.
Coleção de rochas e minerais para o MUSES Sensorial.
Rochas e minerais do acervo de Geologia do museu.
O acervo proporcionou uma rica e plural forma de aprendizado para crianças e adolescentes das escolas de São Mateus e Guriri. Eles foram introduzidas em um cenário desmistificado de museu e de mediação de conhecimento, por meio de toques em peças, conversas com os mediadores e atividades didáticas.
Uma diferente e deliciosa forma de espalhar conhecimento, seja para crianças, universitários ou adultos.
Alunos do Ensino Fundamental montando quebra-cabeças.
O Professor Dr.º Renato Silveira Bérnils, Zoólogo com ênfase em Herpetologia, que ministra a disciplina de Paleontologia para alunos de Biologia do CEUNES, aproveitou o material paleontológico da exposição para apresentar aos seus alunos alguns conceitos e definições em Paleontologia, bem como oportunizar o contato direto dos alunos com amostras de animais e vegetais fossilizados.
Réplicas de alguns fósseis, como crânios de um Velociraptor e de um Australoptecus, também enriqueceram o conteúdo da aula.
Alunos de Biologia, na aula de Paleontologia.
A rede de televisão TV Gazeta fez uma matéria especial sobre a exposição, onde o telespectador conheceu o trabalho do museu e o funcionamento da Exposição Itinerante.
A cobertura da exposição pela rede de televisão ainda explorou a técnica de preservação de pele de animais, conhecida como taxidermia, por meio de uma oficina que mediadores do MUSES realizaram para alunos do CEUNES. Como o museu possui muito material taxidermizado, a reportagem apresentou um pouco dessa técnica durante a entrevista, sanando uma dúvida muito comum entre os visitantes: “Como esses animais são feitos?"
A mediadora Lorena de Souza Castro contou um pouco sobre essa técnica milenar e a sua importância social, ambiental e científica.
A mediadora Lorena, do MUSES, sendo entrevistada durante o curso de taxidermia.
O mediador Sebastião, do MUSES, concedendo entrevista à Rede de televisão local.
Confira a reportagem aqui.
Apesar do campus da UFES de São Mateus ser afastado do centro da cidade, algumas famílias da região marcaram presença no evento. Afinal, o “MUSES vai até você!” é um programa para toda família, no qual nossa equipe estará sempre de braços e mentes bem abertos para recebê-los ou sermos recebidos, onde quer que seja.
Agradecimentos especiais à toda equipe de alunos do CEUNES e também à SERI que recebeu, apoiou e idealizou toda a estruturação da nossa exposição itinerante: Brener Fabres da Silva (graduação), Bruna Fernandes Sibien (graduação), Christie Vieira Zon (Secretária Executiva – SERI), Daniel Soares Belicchi (graduação), Gisele Oliveira Tonácio (graduação), Hermegton Rangel Ribeiro (graduação), Mateus Cruz Loss (graduação) e Thays Martins Rodrigues (Secretária de Relações Institucionais e Diálogo com a Comunidade - SERI).
Mediadores MUSES que participaram da exposição itinerante em São Mateus: Keltony de Alquino Ferreira, Keminy Ribett Bautz, Lorena de Souza Castro e Sebastião C. Paes de Assis.